Acabou o suspense. A General Motors finalmente revelou o visual completo de seu novo compacto europeu, o Adam. Lançado pela divisão europeia da marca, a Opel, o modelo tem a difícil tarefa de enfrentar os estabelecidos Mini Cooper e Fiat 500 na busca de reestabelecer a força da marca na Europa. A aposta será a mesma dos rivais: desenho arrojado e apelo jovem, com várias opções de customização e cores.
O Adam mede 3,70 m no comprimento, 1,72 m na largura e 2,31 m no entre-eixos, e dentro dessas medidas há lugar para quatro passageiros. O compacto tem garantias de segurança com um sistema de airbags tipo cortina para laterais e cabeças, e cintos de segurança com pré-tensionadores duplos.
No design, o Adam tem como um de seus destaques o "teto flutuante", com desenho feito para dar a sensação de que está "descolado" da carroceria, o que permite que suas cores e acabamento sejam diferentes do restante do carro. O interior traz uma tela central de 7" para o sistema de entretenimento com conectividade com iPhone e Android, além de também ter acabamento customizável com cor similar a do exterior (ou mesmo outra).
Ainda sobre o acabamento, serão três opções: JAM, com cores chamativas e padrões focados na moda; GLAM, mais sofisticado e elegante; e SLAM, mais esportivo e dinâmico. A GM esclarece que, mesmo dentro de cada versão, há várias opções de customização que permitem ao comprador criar um carro que atenda ao seu gosto em detalhes.
São três opções de motorização a gasolina de quatro cilindros para o Adam, todas com selo ecoFLEX - um 1.2 de 70 cv e dois 1.4 de 87 cv ou de 100 cv. Ao menos no lançamento, a transmissão será apenas manual de cinco velocidades, com opcional de tecnologia Start/Stop - que desliga o motor automaticamente quando o carro para e o liga novamente quando o pedal do acelerador é pressionado.
O lançamento oficial do Opel Adam será feito no Salão de Paris, em setembro, mas as vendas começam só no início do ano que vem. Por enquanto, os planos de venda do modelo estão focados apenas na Europa - mas a plataforma global utilizada no modelo dá indícios de que versões para outros países podem vir no futuro. E, para quem tinha dúvidas sobre a escolha do nome do carrinho, o mistério também foi desfeito: é uma homenagel a Adam Opel, fundador da marca.
Fonte: www.revistaautoesporte.globo.com
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