20 de ago. de 2014

Combustível na reserva pode ser um grande risco para o seu motor
























Seu carro está na reserva mas você acha que ele aguenta um pouco mais, e quando chega no posto de gasolina, coloca bem pouquinho pra polpar? O ditado "o barato pode sair caro" pode se encaixar nessa situação, que acontece com frequência na vida de muitos motoristas e que acabam optando por abastecer o carro aos poucos e se preocupando pouco com os riscos que isso pode vir a trazer para o motor.

Se seu carro anda sempre na reserva, cuidado ele pode parar em uma oficina para reparos antes do que você imagina, por conta da falta de cuidado. E é ai que o ditado entra, o que você não gastou com o necessário de gasolina que o motor precisa, vai gastar com o mecânico e por custos bem mais altos do que um abastecimento.


O consultor técnico da Oficina Brasil, Antônio Cesar Lopes, diz que um dos maiores problemas em se andar com o carro na reserva é a sujeira acumulada no fundo do tanque. 

"Com menos líquido no recipiente, a sujeita do fundo fica mais aparente e concentrada e pode mais facilmente entupir os bicos injetores levando a falhas e aquelas 'engasgadas' do carro", diz Lopes.

Outro grande problema é a alta temperatura da bomba de combustível, que com menos líquido circulando no sistema, a temperatura tende a ficar cada vez maior por conta do combustível ser quem resfria e mantem a temperatura da bomba. Junto disso, a vida útil da peça caí e se desgasta mais facilmente. E além de poder precisar gastar com oficina, você também pode ser multado, sabe porque? O especialista explica: "O motorista pode enfrentar uma pena seca, parar no meio da via e ser multado por isso".


O artigo 180 do CTB tem como infração média deixar o veículo imobilizado na via por falta de combustível, estando ou não atrapalhando o trânsito e isso vai resultar em uma multa de R$ 85,13, quatro pontos no prontuário e pode até ter seu veículo removido, dependendo do local em que aconteceu o incidente. E com uma bomba nova você gastaria entre R$150 a R$300 reais somente com as peças e sem contar a mão de obra que você teria que desembolsar. 


Viu como o barato sai caro mesmo? Então, quando o ponteiro estiver na reserva, não deixe para depois e abasteça seu motor da maneira certa. Um bom motorista não é só quem dirige bem, mas também fica atento ao seu carro!


Fonte: Jornal Motor

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